NOSSO OBJETIVO É O DE REPORTAR NOTÍCIAS DO CAMPO UFOLÓGICO ENTRE OUTROS ASPECTOS PERTINENTES AO MOVIMENTO MUNDIAL E UNIVERSAL.

EM RESPEITO AOS LEITORES DESTE BLOG INFORMAMOS QUE AS INFORMAÇÕES AQUI POSTADAS SÃO RIGOROSAMENTE PESQUISADAS E ANALISADAS DE FORMA QUE ACHAMOS POR DIREITO NÃO DIVULGARMOS TODAS OU QUAISQUER OUTRAS MATÉRIAS JULGADAS TRATAREM-SE DE POSSÍVEIS MONTAGENS FANTASIOSAS, FALSAS OU EDITADAS.

IMPORTANTE: As informações contidas neste blog são oferecidas apenas para fins educacionais, científicos, ou estudos.

Os pontos de vista, opiniões e ideias expressas no conteúdo dos posts contidos nas páginas deste blog não são necessariamente os pontos de vista de qualquer detentor de direitos autorais, cujas informações podem aparecer nos vídeos aqui postados.

Fica o espectador responsável em discernir a validade, a factualidade ou implicações das informações aqui postadas. O espectador tem livre direito de fazer seu próprio julgamento com base em informações contidas nas páginas deste veículo de informação.



BURACO NEGRO

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

E QUANDO NÃO ESTIVERMOS MAIS SÓS???

Tema frequente na ficção, a existência de vida fora da Terra começa a ganhar relevância após diversas entidades no mundo terem colocado em pauta – e publicamente – uma preocupação sobre o tema.



A quebra de paradigmas dominantes é, talvez, a característica mais intrínseca à evolução da humanidade. A História é, entre as inúmeras definições que lhe cabem, o processo de tornar absolutamente plausíveis hipóteses ora absurdas. Há pouco mais de 500 anos, na visão europeia hegemônica, a Terra era o centro do Universo, o continente americano um delírio e relógios mecânicos de bolso os gadgets do momento. Quando um homem disse que orbitávamos o Sol, disseram-lhe: “louco”. Quando outro quis navegar na direção do poente, repetiram: “louco”. E foi assim quando disseram que poderíamos falar ao telefone, voar e pisar na Lua.

Quando enviamos um robô a Marte, ninguém já duvidava do que seríamos capazes. Talvez por esse motivo, quase ninguém se espante mais com a velocidade dos avanços tecnológicos. E, por tudo isso, sem dúvida, costumamos achar que somos especiais. Mais: únicos. Mas se há algo que podemos aprender com nós mesmos é que não há verdade que não possa ser desmentida. Nesse sentido, o meio termo entre a imensidão da tolice e o abismo do ceticismo cego é a incerteza, sustentada pela disposição de acreditarmos no improvável sem perdermos a capacidade de duvidar do óbvio.

A discussão sobre a existência de vida inteligente fora da Terra – embora já tenha evoluído bastante e hoje já ocupe até mesmo foros oficiais – ainda é um tabu. Explorado exaustivamente pela ficção científica, o assunto foi cristalizado no imaginário popular muito mais como “coisa de filme” do que na condição de assunto estratégico. Sim, estratégico. Pensar em planos de negócios com mercadores marcianos ainda soa surreal (e, de fato, é!). Mas estabelecer rotas pelo Atlântico Sul até a Idade Média também era. E quem apostou naquele absurdo acabou conquistando um continente inteiro.

As últimas frases do parágrafo acima, talvez, tenham começado a deixar este texto muito lunático para alguns leitores. E o que você vai ler a seguir tem mesmo um quê estranho. Mas, relaxe. O ponto de discussão aqui não é a pesquisa de marketing ou a tática de vendas que vai nos garantir o domínio do mercado de Nibiru. Isso fica para uma próxima fase.

O momento agora é de tentar encontrar respostas para uma questão: e se as autoridades globais confirmarem que existem civilizações tão ou mais avançadas que a nossa fora da Terra, como reagiríamos? Quais seriam os impactos sobre as economias? Por que isso deveria interessar aos administradores? É verdade, essas perguntas beiram mesmo o ridículo. Mas temos alguns motivos para você começar a levá-las em conta.

O Fórum Econômico Mundial quer acreditar.


Entre Alan Key e Peter Drucker havia um consenso: não existe futurologia melhor do que construir o futuro. O Fórum Econômico Mundial, organização internacional que congrega lideranças políticas e empresariais com o objetivo de traçar planos conjuntos para a economia global, se posiciona mais ou menos da mesma maneira. E quando esse porvir não pode ser materialmente construído, as tendências são antecipadas. Foi por isso que em um documento intitulado X Factors (sem piadinhas com o reality show, por gentileza!), divulgado no primeiro semestre de 2013, o organismo elencou cinco fatores cujas consequências são incertas e podem causar grandes reviravoltas. Entre coisas como mudanças climáticas e aumento da expectativa de vida, está também a descoberta de vida extraterrestre.

“Dado o ritmo da exploração espacial, é cada vez mais concebível que possamos descobrir a existência de vida alienígena ou outros planetas capazes de sustentar vida humana. Quais seriam os efeitos sobre o progresso da ciência e a imagem que a humanidade tem de si?” Isso poderia ser parte do pronunciamento de um presidente americano no roteiro de um longa à la Independence Day. No entanto, é a abertura do tópico sobre vida extraterrestre no documento do Fórum Econômico Mundial.

O texto ressalta ainda: “Só em 1995 foram encontradas evidências de que outras estrelas também têm planetas em órbita pela primeira vez. Agora, milhares de ‘exoplanetas’ que giram em torno de estrelas distantes foram detectados. A missão Kepler, da NASA, criada para identificar planetas do tamanho da Terra localizados na órbita de estrelas como o Sol atua há apenas três anos e já encontrou milhares de candidatos, incluindo um do tamanho da Terra. Isso, em tão pouco tempo, sugere que há inúmeros planetas como o nosso orbitando estrelas como o Sol em nossa galáxia. Em 10 anos, podemos ter evidências não só de que a Terra não é única, mas de que existe vida em vários outros lugares do Universo”.

A coisa começa a ficar ainda mais tensa nos parágrafos seguintes do texto. O documento afirma que, de início, um anúncio desse tipo, feito de forma abrupta e surpreendente, como seria se ocorresse hoje, impactaria fortemente os mercados. As crenças e as visões filosóficas do mundo seriam abaladas. Por outro lado, a ciência e as companhias dariam um salto em busca de caminhos para explorar a descoberta, aprofundando os conhecimentos sobre o assunto e, obviamente, capitalizando novas possibilidades.

Por fim, o documento aponta uma solução básica para reduzirmos os impactos do anúncio oficial de que há vida fora da Terra, tratado ali como praticamente inevitável: abramos nossas mentes. Segundo o Fórum, o assunto precisa entrar na pauta do dia a dia, ser discutido nas escolas e se tornar, inclusive, objeto de campanhas de conscientização, a fim de que sejam dirimidos os impactos de uma mudança tão profunda nos paradigmas que nos regem.

O Congresso dos EUA quer acreditar.


Há cerca de um mês foi o Congresso dos EUA que abriu suas portas para discutir o assunto. Boa parte da mídia norte-americana e dos cidadãos tratou o caso como desvio de foco de questões mais urgentes e pragmáticas, como o embate entre Obama e os republicanos em torno de questões orçamentárias e do “Obamacare”, o programa de saúde pública proposta pelo presidente (e talvez tenha sido mesmo). Mas para os parlamentares e pesquisadores que participaram da atividade, o assunto é sério, e de interesse global.

Coordenado pelo presidente do Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia do Congresso, o republicano Lamar Smith, o evento contou com a participação de cientistas da NASA, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Biblioteca do Congresso, além de ufólogos independentes. Entre todos, um consenso: as discussões não devem mais tratar o assunto pela perspectiva do “se”, mas do “quando”. Dedicada a debater as tecnologias e pesquisas voltadas para a pesquisa de sinais de vida fora da Terra, a atividade teve como tema “Astrobiologia: busca por bio-assinaturas em nosso Sistema Solar e além”.

A astrônoma Sara Seager, do MIT, destacou que vivemos uma era de grandes descobertas; ressaltou que as tecnologias disponíveis hoje já são capazes de detectar a existência de vida fora da Terra e afirmou ser uma questão de tempo isso ser comprovado.

Em audiência pública realizada nos Estados Unidos no mês de maio, com a participação de diversos senadores e membros da Câmara americana, Paul Hellyer, ex-ministro da Defesa do Canadá, foi ainda mais enfático. No discurso, ele afirmou que investigações apontam a existência de “pelo menos quatro espécies (extraterrestres) que têm visitado a Terra há milhares de anos”.

O Vaticano não duvida.


Instituição religiosa mais poderosa do mundo, a Igreja Católica também já se pronunciou sobre o assunto, que atinge as religiões em seu coração. Afinal, o Deus da Terra é o mesmo de todo o Universo? Cada planeta teria seu Deus? Criaturas alienígenas são filhas do nosso mesmo Deus? Em 2008, o então diretor do observatório astronômico do Vaticano fez questão de deixar claro que a possível descoberta de vida fora da Terra não teria por que abalar a fé cristã.

“Como existem diversas criaturas na Terra, poderiam existir também outros seres inteligentes, criados por Deus. Isso não contradiz nossa fé, porque não podemos colocar limites à liberdade criadora de Deus”, disse na época.

A visão da ufologia.


Um dos ufólogos mais respeitados do Brasil e referência no mundo, Ademar José Gevaerd, editor da revista UFO, acredita que um anúncio oficial sobre a existência de vida fora da Terra deve ter um impacto menor que o esperado. Ele acha, no entanto, que a humanidade ainda não consegue ter a real dimensão das mudanças que isso pode gerar.

“Não acho que a humanidade esteja despreparada e nem que esta situação causaria algum impacto avassalador. Mas acho que a humanidade não está na fase de entender a seriedade das  mudanças que virão  no caso do cenário descrito. Por exemplo, o Brasil liberou milhares de páginas de documentos ufológicos antes secretos, e a sociedade nem se mexeu”, afirma Gevaerd.

E como seria uma “economia universal”, com mercados a serem disputados não mais apenas na superfície da Terra, mas em um contexto interplanetário? Veríamos uma corrida bélica ou econômica clássica dos filmes de ficção científica? O ufólogo é pragmático em sua resposta.
“Isso já existe. O dólar e as multinacionais ligadas aos mesmos conglomerados, que têm por trás a ação dos governos de algumas superpotências e complexo bélico industrial, já controlam a economia mundial faz tempo. Em oposição a isso, o regime chinês quer emplacar sua própria forma de controlar o planeta”, afirma Gevaerd.

Por que administradores devem dar atenção ao assunto?


A movimentação no Congresso norte-americano e a iniciativa do Fórum Econômico Mundial dão indícios de que mudanças profundas no que sabemos sobre o universo podem estar próximas. Pode ser “simplesmente” a confirmação de que Marte ou a Lua podem ser habitados por humanos e que essas seriam alternativas viáveis para o dia em que a Terra já não suportar tanta gente. Mas pode ser qualquer outra coisa. E estarmos preparados para o incerto é estarmos preparados para tudo, até mesmo para os maiores absurdos.

Quando os europeus descobriram que depois do Oceano Atlântico havia um continente cheio de riquezas e decidiram explorá-lo, a economia mundial sofreu uma reviravolta. Cidades que eram potências comerciais faliram, outras floresceram. Países perderam prestígio, outros ganharam respeito (e muito dinheiro). O planeta ganhou novas linhas, novas fronteiras foram delineadas, novos caminhos se abriram. O espaço, agora, pode ser o nosso além-mar. As consequências disso, ninguém sabe exatamente. Mas não custa nada tentar prevê-las.